quarta-feira, 21 de maio de 2014

BOLHAS DE SABÃO

Objetivos:
★ Promover a interação e a socialização entre os alunos e a professora.
★ Revisar conteúdos de ortografia, em especial o dígrafo "lh".
★ Estimular diferentes formas de expressão por meio do desenho, da escrita e da declamação de poesias.
★ Conhecer os recursos expressivos e a estrutura do texto poético.


Desenvolvimento:

1. Preparação com relaxamento
★ Escolha uma música clássica ou instrumental de sua preferência. 

★ Com voz calma, peça às crianças que se deitem no chão e fechem os olhos.

★ Coloque a música para tocar. As crianças devem respirar profundamente e depois soltar o ar devagar.

★ Em seguida, elas devem imaginar uma bolha de sabão, como orienta Meire: "Imagine a cor, o tamanho, os lugares lindos por onde ela está voando. Imagine um lugar calmo, tranquilo, com gramado, cheio de flores e pássaros, ouça os cantos diferentes de cada espécie. Agora, imagine sua bolha de sabão voando pela cidade e passando perto da sua casa".

★ Conte que a bolha carrega o sonho de cada criança. Pergunte: "qual é o sonho que sua bolha carrega dentro dela? O que você quer conquistar?



2. Registro no papel
★ Distribua círculos de papel-ofício para a classe. 

★ Na folha, as crianças devem desenhar uma bolha de sabão. Dentro, devem registrar o sonho que ela carregou e, em volta, o que sentiram na atividade anterior. Lembre-as de desenhar também o lugar por onde a bolha voou. 

★ Quando todos terminarem os desenhos, organize uma apresentação. Cada um deve contar para a classe qual é seu sonho e por onde sua bolha passeou. 

★ Coloque as bolhas nas paredes em um espaço expositivo, para que outras pessoas possam apreciar o trabalho. Não se esqueça de anexar um textinho explicando como a atividade foi realizada. 

★ Como dever de casa, peça que os alunos façam uma pequena redação, respondendo às perguntas: qual é seu nome? Onde você mora? Com quem você mora? Por quais lugares sua bolha de sabão passeou? Qual foi o sonho que ela carregou? Com as redações e os desenhos, o professor acaba conhecendo melhor a classe e entendendo suas necessidades e desejos. 



3. Hora de brincar 
★ Depois de imaginar a bolha de sabão, é hora de vê-la voar na prática. 

★ Leve as crianças para o pátio da escola e divirta-se com elas. 

Potinho e varinha para fazer bolha de sabão:

Materiais:
★ latinha de molho de tomate
★ tinta guache
★ EVA
★ arame
★ alicate
★ barbante


Como fazer:
1. Para fazer a varinha, corte 30 cm de arame, dobrando uma de suas extremidades com o alicate.
2. Torça a outra extremidade até formar um círculo e trance o arame para fi xá-lo com o alicate.
3. Enrole barbante no arco da varinha.
4. Para fazer o potinho, pinte de branco a latinha de massa de tomate. Pinte por cima com a cor de sua preferência.
6. Recorte estrelas de EVA e cole para decorar.



4. Poesia
Dando sequência à atividade, distribua para os alunos uma folha com a poesia "Bolhas", de Cecília Meireles (você a encontra no livro Ou Isto ou Aquilo, Editora Nova Fronteira). A leitura da poesia deve ser feita primeiramente em silêncio. Depois, pela professora. E, por fim, pela classe toda em voz alta.

★ Esclareça possíveis dúvidas de vocabulário. Para isso, você pode contar com a ajuda de desenhos ou de recortes de revista. 

★ Em seguida, peça que eles circulem as palavras em que aparece o "lh" (uma dificuldade identificada na turma pela professora). Escreva na lousa as palavras circuladas.

★ A partir disso, faça um ditado ortográfico, explorando outras palavras que contêm o dígrafo "lh". Exemplos: baralho, malha, molho, piolho, detalhe, abelha, palhaço, filho, coelho, folha, telha, colher, agasalho, ervilha, toalha, medalha, palha, milho etc. 

★ Em casa, os alunos devem tentar memorizar os versos da poesia de Cecília Meireles e também fazer uma breve pesquisa sobre a vida da escritora. 

★ Na aula seguinte, abra uma roda de conversa e anote no quadro o que os alunos conseguiram descobrir sobre a vida de Meireles. Você também deve se preparar para isso: consulte livros na biblioteca da escola e use a internet. 

★ Leve outros poemas da escritora e converse com as crianças sobre a estrutura básica deles. Destaque a organização em versos e, em alguns casos, as palavras que rimam. 

★ Para fechar, promova uma sessão de declamação da poesia "Bolhas". Os alunos podem se organizar em grupos ou individualmente, para treinar a expressão oral. 

Trecho da poesia "Bolhas" 
(Cecília Meireles) 
Olha a bolha d'água 
no galho! 
Olha o orvalho! 
Olha a bolha de vinho
na rolha! 
Olha a bolha!


Dica de música: "Bolha de Sabão" do Babado Novo.


Fonte: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui sua opinião, dúvida, sugestão, crítica ou incentivo...