domingo, 4 de setembro de 2016

SEMANA FARROUPILHA - VÍDEOS

Deixo aqui algumas sugestões de vídeos que retratam a Cultura Gaúcha:



"The gaucho way"

   O canal americano NBC produziu uma reportagem especial sobre os gaúchos durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com apresentação do ex-âncora Tom Brokaw e duração de aproximadamente quatro minutos, The gaucho way trata da cultura do sul do Brasil, comparando os gaúchos aos caubóis americanos.





"Tradições do Brasil: Rio Grande do Sul"






sábado, 3 de setembro de 2016

ATIVIDADES PRÁTICAS DIVERSAS SOBRE CULTURA GAÚCHA



As sugestões abaixo podem ser utilizadas para trabalhar a Cultura Gaúcha durante a Semana Farroupilha ou serem utilizadas como tarefas de uma Gincana sobre o tema:
  • Construção de um brinquedo com o uso de materiais recicláveis (brinquedos sugeridos: bilboquê, pernas de pau, cinco marias e cavalinho de pau)
  • Apresentação artística de dança tradicional
  • Criação de histórias em quadrinhos referentes ao tradicionalismo
  • Apresentação em slides sobre os símbolos do Rio Grande do Sul
  • Redação, ou apresentação teatral sobre um dos símbolos do Rio Grande do Sul
  • Apresentação teatral de um conto ou lenda gaúcha
  • Declamação de poesia
  • Elaboração de cartazes com expressões do linguajar gauchesco
  • Cevar um chimarrão
  • Apresentar um vestido de prenda feito com material alternativo
  • Corrida de perna de pau
  • Torneio de vaca parada
  • Apresentar um prato típico da culinária gaúcha
  • Apresentar um dos membros da equipe caracterizado como um dos personagens da história do Rio Grande do Sul
  • Dança das cadeiras somente com prendas
  • Apresentação em slides sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos (folclore gaúcho)
  • Apresentação de uma paródia, em ritmo gaúcho, sobre o legado de uma das diferentes etnias do RS
  • Confecção de boneca de pano
  • Confecção de maquete sobre uma lenda gaúcha, ou sobre um ponto turístico do RS

Fonte: http://espacodaeducacaofisicaescolar.blogspot.com.br/

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

TEXTO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.  

Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...

O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.

O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.

Créditos:Amiga da Educação.






SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAIXINHA DE CORREIO

Objetivos:

★ Trabalhar a carta como meio de comunicação;

★ Treinar a escrita do próprio nome;

★ Entender a função dos Correios e do carteiro.

Faixa etária: entre 5 e 6 anos


Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.


Primeiro momento – Sensibilização


Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.


Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.

Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro.




Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta 


MATERIAIS:
- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta. 

Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência. 

PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:
- A carta poderá conter escrita ou desenho. 
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final da dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu. 

EXEMPLO:






Terceiro momento – Preenchendo o envelope


O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando).

As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.


Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.






Quarto momento – Transformando em realidade


Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios.

MATERIAIS:
- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio

É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.

Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.

Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.

Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.

Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.


Confecção da Caixa de Correio

 Materiais:

 1 caixa de sapato

 Pedaço de papelão ou papel cartão

 1 folha de color set amarelo

 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados

 2 capas de caderno dura

 Papel de bala de coco vermelho

 Papel de bala de coco (frufru) verde

 Cola branca

 Cola quente

 Tesoura

 Estilete

 Tinta acrílica fosca vermelha

 Pincel

 1 tira de papel color set azul claro

 Marcador permanente

 Florzinhas para enfeitar





Dica esperta! 

Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.


Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios


Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.

A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.

Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.

Construir um texto coletivo  sobre o passeio.

Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.


Sugestões: 

Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.

PSICOMOTRICIDADE - SUGESTÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ENVOLVENDO LITERATURA E MOVIMENTOS


quinta-feira, 30 de junho de 2016

A MOCHILA DA CAMILA

Sugestões para trabalhar a música "A MOCHILA DA CAMILA" d Grupo Musical Pandorga da Lua:

1º. Ouvir e cantar a música "A mochila da Camila".

2º. .Explorar a música, entregando uma cópia para cada aluno.

- Fazer leitura coletiva.
- Leitura individual silenciosa
- Leitura por grupos de trabalho
- Circular a palavra MOCHILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas com MO.
- Circular a palavra CAMILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas por CA.
- Explorar as palavras SAPO, SAPATO.

3º Solicitar que os alunos recortem gravuras de objetos que trazem em sua mochila e colar na mochila, colorindo-a:

4º. Tentativa de escrita:
- Pedir que escrevam o nome dos objetos da atividade anterior.
- Fazer a correção coletivamente, registrando no quadro.


5º. Realizar a pesagem das mochilas, trabalhando noções de medidas de massa.
- Qual a mochila mais leve?
- Qual a mais pesada?
- Colar etiquetas com o peso de cada mochila e pedir que ordenem-as em ordem crescente.
- Elaborar gráficos com os resultados da pesagem.


6º. A partir da atividade anterior, elaborar um material informativo para os pais informando sobre os riscos do mau uso e peso exagerado da mochila em crianças.

- http://delas.ig.com.br/filhos/saiba-como-deve-ser-a-mochila-do-seu-filho/n1237538315182.html


quarta-feira, 13 de abril de 2016

JOGO DAS VOGAIS

Em caixas pequenas ou copos descartáveis colar as vogais, uma vogal identificando cada caixa e a flor com a respectiva vogal em letra cursiva deve ser colada dentro, de modo que represente um vasinho de flor.





Sortear no dado uma vogal, procurar nas fichas a imagem de uma palavra iniciada pela mesma vogal e colocar dentro do respectivo vasinho.

Poderá ser feita a exploração da palavra, através de registro escrito no quadro e caderno, montagem da palavra com alfabeto móvel, contagem do nº de letras.


O professor escolhe como fará o jogo: duplas, grupos, gincana.






domingo, 3 de janeiro de 2016

DECORAÇÃO DE "FAZENDINHA"

Há alguns meses postei que estava bastante envolvida com algumas "manualidades" e, de fato estive. Decidi que a partir de 2015 eu sou quem farei as decorações das festinhas de aniversário do(s) meu(s) filho(s), em primeiro lugar porque gosto, em segundo porque serão sempre feitas com muito amor e em terceiro, porque decorações são muito caras. Não desmereço, de maneira alguma o trabalho de decoradores, sei que gastam bastante com o material e tempo, cobram o preço justo, mas mesmo assim para quem paga sai caro.
Minhas decorações poderão não ter toda sofisticação ou perfeição daquelas feitas por profissionais, mas serão sempre feitas com amor, dedicação e muito carinho...

Para a festinha de 2 anos do Davi, o tema escolhido foi "FAZENDINHA", graças à paixão do meu pequeno pelos animais e ambiente rural.

Pesquisei muitas decorações na internet para inspiração e decidi os elementos e objetos a serem utilizados:

Fiz os animais com feltro e tecidos, todos costurados à mão. Os moldes encontrei na internet. Adquiri apenas 4 animaizinhos "industrializados" ( 2 cavalinhos e um casal de mini-porquinhos, made in China).

Comprei um kit de festas  provençal pela internet, da Runna Laser, e nem cheguei a utilizar todas as bandejas e itens que compõem o mesmo.

Confeccionei o BOLO em EVA. 

Enfim,  as fotos abaixo mostram como ficou o produto final e os detalhes...






"Galinheiro" feito pelo vovô para colocarmos as lembrancinhas...







Lembrancinhas para as crianças: mini-leiteirinha com guloseimas e dedoches da ovelhinha e patinho



Galinha de tecido com pintinhos



Pinto





Ganso




Vaca e terneirinha



Galinhas



Vaca Mimosa



Abóboras (confeccionadas pela Titinda Daiane)





Galinha Gorda





 Pinto e pintinhos





Porca e porquinhos




Cachorrinho



Outra Galinha gorda






Ovelha




Bolo fake





Cavalo feito pelo vovô Luís, estava no pátio para as crianças brincarem...

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

POTE DA CALMA

Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) é usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. O objetivo é distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente. Assim, eles se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza.

É possível fazer diversos potes, com efeitos variado. Veja o passo a passo a seguir:

Você vai precisar de:

– 1 pote de vidro ou garrafa com tampa

– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter

– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina

– 1 gota de corante alimentar

– Água quente

Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter. Mexa até que o glitter da cola se desmanche. A quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o conteúdo. Acrescente a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.





terça-feira, 29 de setembro de 2015

quarta-feira, 2 de setembro de 2015